Orquestra de Brinquedos no Theatro São Pedro 29 e 30 de agosto 16H

Orquestra de Brinquedos, projeto do premiado músico Yanto Laitano, apresenta um espetáculo músical voltado ao público infanto-juvenil, com músicas inteiramente tocadas por instrumentos “de brinquedo”. Os músicos-soldados, como um pequeno batalhão de soldadinhos de brinquedo, apresentam lindas canções do repertório popular como Alecrim, Peixinhos do Mar, Oh Suzana, Boi Barroso, Pézinho entre outras! Além dos sinos musicais, os soldados tocam piano(Yanto Laitano), guitarra(Beto Chedid) baixo(Filipe Narcizo), acordeom (Marina Mendo), bateria e washboard(Fábio Ly).

Intercalando performances musicais e ações interativas com os pequenos, na Orquestra de Brinquedos, só o que é “de brinquedo” é a diversão que a música proporciona e o tamanho reduzido dos instrumentos musicais! Na criação e execução dos arranjos e na escolha do repertório, não há concessões para que se perca qualidade e riqueza de idéias musicais – é música arranjada e executada com precisão e carinho, para despertar a imaginação e o encantamento de crianças de todas as idades!

Em 2014, a Orquestra de Brinquedos estreou seu formato de 50 minutos de espetáculo no Anfiteatro Pe. Werner da UNISINOS dentro do circuito ARTE/SESC RS. Seguindo para Passo Fundo, Três Passos, Gravataí e Santa Cruz do Sul. Também realizou apresentações em Feiras do Livro e eventos nas cidades de Vera Cruz, Cachoeira do Sul, Taquara, Erechim e Barão de Cotegipe. Em 2013 realizou apresentações em eventos como o Natal dos Anjos (Dois Irmãos, 2013) a chegada do Papai Noel no Shopping San Pelegrino (Caxias do Sul), o Dia da Criança na Rua Coberta em Gramado além de temporadas no Barra Sul Shopping (Porto Alegre) e na Árvore Mágica no Natal Luz (Gramado, 2011). O espetáculo inicia como um cortejo, com os soldadinhos marchando pelo meio do público enquanto tocam sinos musicais, em arranjos cuidadosos e que causam encantamento, desafiando as crianças a ouvirem e pensarem o que está acontecendo enquanto estes soldadinhos balançam, cada um, um par de sinos. Na segunda parte, a orquestra sobe ao palco e toca, também “de verdade”, com outros instrumentos musicais “de brinquedo”: guitarra, baixo, piano, trompete e acordeon todos em tamanhos pequenos, além do sinos musicais, intercalando música com ações performáticas e pequenas cenas. Surpreende mesmo é que, na Orquestra de Brinquedos, só o que é “de brinquedo” é a diversão que a música proporciona e o tamanho reduzido dos instrumentos musicais, pois na criação e execução dos arranjos e na escolha do repertório, não há concessões para que se perca qualidade – é música bem arranjada, tocada com carinho e pensada com seriedade para descontrair e encantar as crianças de todas as idades!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s