Amostra I processo de criação – provocações sonoras: investigando a escuta e a criação cênica

“Eu estou aqui

e não tenho nada a dizer

e o estou dizendo”

(John Cage, Conferência sobre nada,1949)

Pesquisa artística realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFRGS com orientação da Profa Dra Marta Isaacsson,  com o objetivo de explorar a sonoridade como ativadora da criação cênica. Realizada em colaboração entre músico e performer, seu recurso de partida é a percepção da paisagem sonora do centro de Porto Alegre, estimulada pelo procedimento de Derivas Sonoras. As Derivas possibilitam praticar uma intenção de escuta, selecionando objetos sonoros – objetos perceptivos que a mente decodifica como um som(Schaeffer,1966). Assim foi possível construir um repertório de memória sonora gravada no corpo e em dispositivos tecnológicos de captura de áudio a ser recuperada em diferentes etapas do processo de criação. A escuta, entretanto, em todas as etapas, foi mediadora de relações de composição sonora, gestual, em deslocamentos e ocupações espaciais. Os princípios norteadores da pesquisa artística provém de diferentes campos de conhecimento como a acústica, psicoacústica, música concreta, arte sonora,  entre outros relacionados à escuta e   musicalização dos elementos de composição cênica. Seu contorno conceitual é delineado pelo teatro pós-dramático de Hans-Thies Lehman. Em seu horizonte de inspiração artística está a obra de John Cage, o Movimento Fluxus, o encenador Heiner Goebbels, o compositor Jean Jaques Lemétre, a multi-artista Janette Cardiff, Laurie Anderson, entre outros.

horizonte teórico prático: Acústica e Psicoacústica, Estética da ausência de Heiner Goebbels, Teatro Pós-Dramático Hans Thies Lehman, John Cage, Fluxus Movement.

colaboram com a pesquisa o músico Ricardo Pavão e o performer Rossendo Rodrigues.

vídeo com amostras de material realizada durante a qualificação de memorial:

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